Osteoartrite

Osteoartrite afetam as articulações causando dor crônica e limitação dos movimentos

A osteoartrite, que geralmente afetam as articulações do quadril e/ou dos joelhos, são as causas mais comuns de dor musculoesquelética em adultos e idosos em todo o mundo. As condições são debilitantes devido principalmente a dor crônica, limitação de movimento, rigidez articular, levando a uma perda significativa de qualidade de vida do paciente. O gerenciamento de ambas as condições concentra-se na prevenção de incapacidade desnecessária, minimizando a dor e mantendo a função ideal.

 

Dor crônica e limitação de movimento

 

 

O exercício terapêutico é um dos componentes centrais da autogestão da osteoartrite em adultos mais velhos, a participação em atividades físicas planejadas, estruturadas, repetitivas  melhoram a manutenção de uma condição específica de saúde. Esta definição abrange exercícios aeróbicos gerais, fortalecimento, flexibilidade, equilíbrio.

Nicolson PJA, et al. Interventionstoincreaseadherencetotherapeuticexercise in olderadultswithlowbackpainand/or hip/kneeosteoarthritis: a systematicreviewand meta-analysis, 2017.